GERENCIAMENTO DE OBRAS

É papel do gestor da obra garantir que a construção seja realizada dentro do prazo estipulado, com respeito aos custos previstos e aos padrões de qualidade e desempenho desejados pelo cliente, e fazer a gestão do tempo e das pessoas.

Há várias escalas de gestão em uma obra. O modelo mais adequado deve ser definido previamente com o cliente e será acordado em contrato. 

Os modelos de gestão:

  1. Gerenciamento total (turn key), que inclui a contratação de materiais, serviços e mão de obra: todos os serviços ficam centralizados em um único escritório
  2. Gerenciamento parcial, no qual alguns ítens são gerenciados pelo arquiteto, enquanto outros (como a compra de insumos), ficam sob responsabilidade do cliente.

Faz parte do escopo do gerenciamento

– a elaboração do planejamento físico-financeiro da obra;

– a programação de aquisição de materiais e contratação de serviços

– o planejamento operacional e logístico da obra

– o controle e o acompanhamento das atividades executadas de todas as equipes (gestão de mão de obra com visitas regulares e relatórios semanais);

– a retroalimentação do planejamento físico-financeiro

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